Descrição
Páginas: 330
Tema: Literatura/Teatro
Sobre o autor:
Almir Ribeiro é doutor e pós-doutor em Artes Cénicas pela Universidade de São Paulo, no Brasil, tem também um pós-douto – ramento pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e pós-graduado em Filosofia. Pedagogo, director teatral, professor e investigador sobre o Teatro Oriental.
Professor Convidado do Programa de Pós-graduação em Teatro da Universidade Estadual de Santa Catarina, no Brasil.
Há 32 anos que investiga as possibilidades contemporâneas do Kathakali, tradicional estilo de Teatro-dança Clássico de Kerala, a sul da Índia, onde viveu durante dois anos.
É membro colaborador do projecto Mapping Dreams vinculado ao CETAPS (Centre for English, Translation, and Anglo-Portuguese Studies) da Universidade do Porto.
Em 2018 esteve em visita ao IFICT (Instituto de Formação, Investigação e Criação Teatral), fundado por Adolfo Gutkin, em Lisboa, onde fez palestras e encenou o espectáculo V e r t i g o, baseado na obra de Jorge Luís Borges.
Fundador e director do Teatro Mínimo do Rio de Janeiro, núcleo de produção e investigação sobre o Teatro oriental, onde produziu vários espectáculos:
O Processo (2004); O destino dos Punhais (2003);
A Dançada Mohini (2002); Mile Uma Noites (2000);
Índia (1999);
Viagem a Jericó (1994);
Entre outros. É também autor dos livros: Antes de Isadora Duncan Nunca Houve Tanto Mar (2019); A Utopia Multicultural e Reblde (2019); Kathakali ,Teatro Clássico da Índia (2018)
Avaliações
Ainda não existem avaliações.